Agora é que começa: chegaram os passaportes.

Nesta sexta-feira, dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados, cheguei em casa e a Suzi me mandou fechar os olhos. Na hora pensei “êita, ela comprou presente e num comprei nada”. Mas quando abri os olhos, era o mais esperado envelope marrom dos últimos dois anos.

Sim, lá estava ele. Um envelope enorme, não tão grande quanto a ansiedade que veio antes dele mas de tamanho suficiente para reunir dois passaportes com vistos, uma folha de imigração enorme e um monte de sonhos e esperanças. Quase não acreditei quando vi aquele selo vermelho com hologramas da polícia montada com o desenho de umas folhas de plátano e, o mais importante, a palavrinha “immigrant”.

Logo que pude, fiz questão de atualizar (e concluir) meu timeline lá no Great Escape. Caramba, foram 872 dias, ou 29 meses, ou ainda 2 anos e 5 meses de processo. Isso sem falar que desde 1999 eu já comentava com meus amigos sobre o sonho (distante e quase impossível naquela época) de morar no Canadá.

Ainda não definimos uma data derradeira, mas estamos pensando em fevereiro, já que nosso prazo oficial é 26 de março de 2011. Não sei se fica muito arriscado por ser quase no prazo final, mas acho que qualquer mês antes disso ficaria muito “em cima”. E mais tempo aqui significa mais dinheiro pra levar e mais tempo pra resolver tudo com calma. O difícil é conseguir parar de pensar no Canadá para, por exemplo, pensar nas coisas do trabalho. Mas, se tiver que ser assim, tudo bem.

E se você já passou dessa fase final e quiser comentar aqui (ou postar um link) sobre tudo que teve que fazer e, especialmente, quanto tempo levou pra resolver tudo, ficarei muito agradecido. Vai ajudar a me programar melhor.

E prafraseando o César do blog British Columbia:

E a vida segue (agora pra valer).

Abração,

Casão

23 Responses to “Agora é que começa: chegaram os passaportes.”


  1. 1 Patitando junho 15, 2010 às 7:13 pm

    Parabéns!!!!!!!!!!!!! Minha dica é começarem a vender desde já coisas que não vão levar e nem usar nos próximos meses. também sugiro ir separando o que forem doar ou descartar… Acabo e passar por esta fase e é bem trabalhosa!

    Abraços e felicidades!

  2. 2 Sandro junho 15, 2010 às 9:44 pm

    Parabéns família pela chegada do passaporte, e só quem já passou por esse processo entende o significado dessa conquista.

    Aproveitem o clima de copa no Brasil e tentem vender o máximo que puderem, pois quanto mais capital trouxerem para a nova vida mais fácil será a adaptação nos primeiros meses.

    Abraço

  3. 3 César junho 16, 2010 às 3:07 am

    Parabéns meu amigo. Sei muito bem o que vocês estão sentindo agora. Um sonho maravilhoso como esse sendo realizado, ainda mais após tanto tempo de espera, está enchendo com certeza os corações de vocês com uma alegria que transborda por tudo quanto é lado. Vocês merecem tudo isso pela garra e perseverança que mostraram durante todo o processo. Uma dica agora: Se preparem porque o tempo vai voar como o Usain Bolt (sei lá se é assim que escreve o nome dele). Adiante tudo que puder fazer desde já. Quanto menos ficar pra ser resolvido no final, melhor. Quanto mais antecipado a compra das passagens, melhor também. Vão pagar mais barato. Qualquer dúvida ou ajuda é só nos contactar.

    E a vida segue…

  4. 4 Alesson Ferreira junho 16, 2010 às 5:02 am

    Poxa mano que massa ein…
    agora é só arrumar as malas, e colocar o dinheiro no bolso e vooar…
    hehehehe…
    Parabéns mesmo ein, tudo de boumm ae pra vocês…

  5. 5 Der Doppelgänger junho 16, 2010 às 11:33 am

    Casão:

    Primeiro, parabéns. Agora é para valer, como voce disse. Segundo, tenho uma pergunta. Por que o prazo é 26/Março? O visto não vale por um ano? Se voces receberam os passaportes agora, eu imaginaria um prazo até final de Maio ou Junho do ano que vem.

    Valeu,

    Der Doppelgänger

  6. 6 Casão junho 16, 2010 às 1:02 pm

    Der Doppelgänger,

    muito obrigado! Agora, esse prazo de 26 de março corresponde à data que nossos exames médicos completam 1 ano. Se não estivermos lá até essa data, teremos que refazer os exames e aí a coisa pode se complicar, já que o processo mudou, meu IELTS já tem mais de 2 anos e sei lá, não quero arriscar, rs. Te confesso que não olhei se o visto tem uma data de validade, mas vou olhar depois pra ver se é diferente desse prazo dos exames.
    Abração.

  7. 7 Casão junho 16, 2010 às 1:08 pm

    Valeu Alesson.
    Pois é, arrumar as malas e a cabeça pra encarar as despedidas também. rs
    Abração.

  8. 8 Casão junho 16, 2010 às 1:26 pm

    Valeu César,
    muito obrigado por suas palavras. É muito bom ler cada comentário de tantos amigos que apesar de serem virtuais (por enquanto), fazem um bem de verdade pra gente. E muito obrigado pela dica. Só não sei se vou conseguir comprar as passagens antecipadas porque me dá um certo desespero comprar algo com tanta antecedência. rs. E pode deixar que se tiver alguma dúvida, entro em contato porque espero que você faça o mesmo se precisar.
    Abração.

  9. 9 Casão junho 16, 2010 às 2:16 pm

    Muito obrigado, Sandro.
    Você sabe bem o que é isso. E vou aproveitar sim a copa porque sei que na próxima estaremos por aí. E já vou começar o processo de venda das coisas porque acho que aquele valor mínimo exigido no processo pode não ser suficiente mesmo. Você deve saber isso melhor que eu, claro.

    Abração.

  10. 10 Casão junho 16, 2010 às 2:33 pm

    Oi,

    valeu pela dica. Vou tentar adiantar as vendas no máximo que eu puder. Porque a última coisa que desejo é atrapalhar meu processo por coisas que nem sequer vou usar mais. rs

    Abração.

  11. 11 Der Doppelgänger junho 16, 2010 às 4:57 pm

    Valeu. O pivô da coisa então são os exames médicos. Entendi. Um abraço e boa sorte. Obrigado pela resposta.

  12. 12 Lupatinadora junho 18, 2010 às 1:55 am

    E a vida segue!

    Parabéns pela conquista e por terem sobrevivido a ansiedade de 29 meses de espera! Mas no final “everything happens for a reason”.

    Eu não conseguiria esperar tanto tempo com o visto na mão pra ir, mas cada um sabe o que é melhor. Mesmo agora que vamos com o visto de estudante do meu marido (cujas aulas começam 13/9) marcamos a passagem pra 29/8 porque simplesmente não temos mais o que fazer no BR e queremos que a vida siga logo!

    E vamo que vamo!

  13. 13 Casão junho 18, 2010 às 1:45 pm

    Obrigado Lu.

    Pois é, ainda estamos vendo esse prazo. Eu sempre achei que assim que recebêssemos os passaportes íamos demorar aqui apenas o tempo que fosse necessário para largar emprego, vender as coisas, etc. Mas, não está sendo tão fácil assim. Tanto pela parte material quanto pela parte psicológica pra preparar nossa cabeça e coração e também a família. Porque o processo foi tão demorado que alguns de nossos familiares meio que não acreditavam (ou não queriam acreditar) que isso ia dar certo. E agora tem que se acostumar com a ideia. rs
    Mas vamo que vamo sim!
    Abração.

  14. 14 Ursos no Canadá julho 17, 2010 às 6:33 am

    Parabénnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnsssssssssssssssssssss!!!
    Virão quando? Pra Vancouver??? Esperamos que sim!!

  15. 15 Casão julho 17, 2010 às 7:47 pm

    Valeu. Estamos programando para ir em fevereiro de 2011. E é pra Vancouver sim! rs

    Abração.

  16. 16 Henrique julho 23, 2010 às 1:21 am

    cara é o seguinte, nesta quarta feira dia 21/07 eu estive em POA fazendo os exames e respondi ao questionário do doutor, ele disse que sexta feira dia 23/07 ele enviará para Trinidad e Tobago os exames, bom eu vou para o Canada dia 03/09 e eu sei que até la os exames e o meu passaporte voltara. Só que para o dia 09/08 eu tenho uma viagem para Espanha eu vou ficar la até o final do mes depois volto e vou para o Canada, ja comprei as passagens até, e por isso eu queria saber: será que meu passaporte volta antes do dia 09/08?? considerando que os exames serão enviados a trinidad dia 23/07….ou eu devo trocar a data da passagem para a Espanha para um dia mais distante como dia 15/08??? eu perguntei para o médico e a resposta que ele me deu foi me dizer que isso não dependia dele e que ele não sabia…se puder me ajudar ficarei grato, abraço

  17. 17 Casão julho 23, 2010 às 2:19 am

    Henrique,

    bom, só posso falar do meu caso. Mas o fato é que quando me pediram os passaportes, envie o mais rápido que pude. Acho que a carta chegou aqui em 20/05 e 25/05 enviei os passaportes. No dia 02/06 me ligaram confirmando meu endereço para envio. E no dia 11/06 recebemos nossos passaportes com os vistos.

    Então vejamos: o médico disse que vai enviar dia 23/07. Deve levar uns 3 dias pra chegar em TT (pelo menos foi o tempo que o meu levou pra chegar lá). Então, dia 26/07 seus exames estarão em TT. Se estiver tudo ok (se os exames não tiverem dado nada de irregular), devem te pedir o passaporte em 1 mês, ou seja, em 26/08. Se você enviá-lo digamos no dia 27/08, deve levar em torno de uns 16 dias (meu caso) pra você recebê-lo. Concluindo, você poderá receber o bendito passaporte com visto no dia 13/09.

    Então, se você vai viajar dia 09/08 e voltar no final do mês, acredito que não terá problemas, ja que (pelos meus cálculos aí em cima) o pedido de passaporte deve chegar dia 26/08. E como você tem um prazozinho para enviá-los, acho que dá certo. Você volta ao Brasil, envia o passaporte e com umas duas semanas deve recebê-lo com o visto canadense.

    Mas Henrique, por favor, isso é só uma suposição minha. Nunca trabalhei em consulado nenhum nem nos correios pra te dar certeza desses prazos aí de cima. Tudo que escrevi aqui foi baseado única e exclusivamente na minha experiência com esse processo de imigração. Além disso, esse tempo do processo de envio e recebimento do Consulado é influenciado por vários fatores como: lugar onde você mora (eu moro em Fortaleza); atrasos no envio; excesso de processos no Consulado, etc.

    Portanto, o que te recomendo também é dar uma olhada em outros blogs (tem uma lista aqui no blog) e fazer uma análise dos tempos de vários processos pra tirar uma média. Pode olhar ainda no Timeline do Ultranol que tem o tempo de vááários processos: http://www.blur.com.br/blog/timelines/timelines.asp

    Além disso, o Consulado é muito acessível, quero dizer, se quiser você também pode, por exemplo, passar um email pra eles ( re-saopaulo-im-enquiry@international.gc.ca ) explicando que precisa fazer uma viagem para a Espanha e que deseja saber se eles teriam uma ideia de quando iriam solicitar o passaporte para que coincidisse com um período depois da sua viagem (lembrando que seu tempo já começa a correr a partir da “aprovação” dos exames médicos, que é o período de 1 ano).

    Eita que escrevi quase um post de comentário, rsrsrs. Mas, bem, espero ter ajudado em alguma coisa ou pelo menos reduzido sua ansiedade, rsrsrs.

    Não esqueça, o que escrevi aqui é meramente a opinião de um reles mortal participante do processo de imigração canadense.

    Abração e qualquer coisa, é só dizer.

  18. 18 Gabriel agosto 25, 2010 às 6:13 am

    Cade rapaz… manda o toquinho logo na frente hehehehe ei 5 meses voa!! 😉

  19. 19 Der Doppelgänger agosto 27, 2010 às 2:48 am

    Pow, Março 2011 e Vancouver? Nós também. Vamos para lá em Janeiro para ficarmos uns 40 dias. Quem sabe a gente não se cruza por lá.

    Abraço,

    Der Doppelgänger

  20. 20 Bia Maria setembro 20, 2010 às 2:02 pm

    Estou passando em seu cantinho para parabenizá-lo por este momento tão importante em vossa vida!
    Vou acompanhar teu blog e espero que continue nos contando tudooo sobre a experiência de viver no Canadá, sempre que possível! Abração e sucesso para você e sua família!
    Bia Maria Jlle-SC

  21. 21 Casão setembro 27, 2010 às 2:48 pm

    Oi Bia,

    muito obrigado pela visita. Pode deixar que o quanto eu puder, vou colocar informações aqui sobre o processo. E caso precisem de alguma ajuda, é só perguntar aqui.
    Abração,
    Casão

  22. 23 Casão setembro 29, 2010 às 3:14 pm

    Ainda não, mas tô olhando um site que vi no teu post. rs
    Abração e vamos se falando aí.
    Casão


Deixe um comentário

Canadian life

Quem somos

Tiquinho

Casal cearense com um filho daschund rumo ao Canadá, em busca de mais segurança, qualidade de vida e esquilos pra perseguir. :D

Siga Suando Frio via Twitter


