Doutor, já posso ir pro Canadá?

Bom, no último dia 26 de março fizemos nossos exames médicos. Fizemos aqui mesmo em Fortaleza com o doutor Dirk Schreen (3261.2926). Chegamos adiantados e logo fomos atendidos.

O médico é alemão ou descendente de alemão, não tenho certeza. Portanto, não vá esperando uma consulta descontraída, com conversinhas sobre o Canadá e tal. Ele é bastante objetivo.

Como já haviam me dito nos fóruns sobre imigração, ele nos fez aquele monte de perguntas sobre doenças, cirurgias e etc. Numa dessas até me atrapalhei quando ele perguntou se eu tomava algum medicamento há mais de 3 semanas. Eu disse que não, mas depois falei da minha asma e do remédio que tomo todos os dias, ao que ele teve que corrigir minha resposta. Acho que era meu nervosismo. Mesmo sabendo que não havia nada o que temer, sabia que aquela consulta era decisiva para o processo, daí o fato de eu estar nervoso.

Terminada a consulta, veio a parte que me deixou chateado. Não estou me referindo apenas ao fato de eu ter que desembolsar uma grana alta. Mas é que nos fóruns e blogs, havia lido que a consulta custava R$ 250 por pessoa e que havia duas formas de envio dos exames. Uma que levaria 15 dias e outra que levaria 3 dias mas que custaria o dobro. Então perguntei quanto havia sido o total, ao que ele me respondeu R$ 680,00. Naquele momento me bateu algo parecido com o que um passageiro sente quando fica frente a frente com um oficial da imigração americana. Aquele “terror” de que se eu falar ou questionar alguma coisa aqui, pode ser que ele fique com raiva e isso venha a me prejudicar. Sei que foi um medo muito estúpido, mas por isso, não perguntei “ei, e o outro modo de envio, aquele que é mais barato mas demora mais?” (afinal, eu não estava com tanta pressa assim). Mas, no fim das contas (ou melhor, da minha conta corrente) vai ser mais rápido. Tudo bem.

Suzi fez o exame de sangue logo na saída, já que o laboratório Clementino Fraga (www.lcf.com.br) é vizinho à clínica. Eu não pude fazer porque, segundo a moça de lá e ao contrário do que disse o médico, é preciso estar com pelo menos 3 ou 4 horas de jejum.

Em seguida fizemos os exames de raio x na clínica Trajano Almeida (www.trajanoalmeida.com.br) onde é cobrada uma taxa de R$ 25 por pessoa pela tradução e envio dos exames ao médico. No dia seguinte voltamos ao Clementino Fraga para fazer o exame de urina (assistido) e eu fiz os meus de sangue.

Na semana seguinte liguei para o médico e soube que nossos exames ainda não haviam sido enviados porque o raio x da Suzi veio com o laudo em branco. Então só na semana seguinte. (putz!)

E hoje, liguei para o médico, pedi o número de rastreamento e soube que os benditos foram enviados ontem (05/04) e a previsão da Fedex (http://fedex.com/Tracking) é que chegue em Trinidad & Tobago no dia 08 desse mês.

Fedex-tracking

Bom, agora é correr pra enviar os documentos atualizados (formulário, fichas da polícia, etc) e torcer para que em breve estejamos recebendo o pedido de passaportes.

Ufa, mais uma etapa concluída. Abraços a todos e até breve (espero).

20 Responses to “Doutor, já posso ir pro Canadá?”


  1. 1 Marilena abril 7, 2010 às 2:11 am

    Este medo de que alguem pode nos prejudicar é muito ruim e, ainda sinto um pouco isso por aqui, rs. Mas em breve vcs estarão recebendo o pedido de passaportes e não precisarão mais pensar nisso.

    boa sorte,

    Mari

  2. 2 Márcio e Fabiana abril 7, 2010 às 2:31 am

    Daqui pra frente o tempo voa! Eu sei que é difícil acreditar, mas logo os vistos vão estar na mão…

  3. 3 César abril 7, 2010 às 2:57 pm

    Curioso que nossos exames foram por Sedex, paguei acho que R$ 70,00 e chegou em Trinidad & Tobago após 5 dias. Perfeito, rápido e barato.

    E a vida segue…

  4. 4 Casão abril 7, 2010 às 9:09 pm

    Pois é, César. Era isso que eu pretendia pagar pelo envio. Mas agora já foi. rs

  5. 5 Casão abril 7, 2010 às 9:09 pm

    Tomara que vocês estejam certos. Valeu.

  6. 6 Casão abril 7, 2010 às 9:12 pm

    Pois é, Mari, e se você ainda continua sentindo isso aí, pode imaginar nós que ainda não estamos com o visto carimbado pra ir de vez. Vamos torcer pra que chegue logo. Valeu.

  7. 7 Raquel abril 15, 2010 às 6:23 pm

    OI…. Acabei de encontrar o blog de vcs… tb somos cearenses e estamos morando em Montreal faz 10 meses. Onde vcs pretendem se estabelecerem por aqui? bom, se precisarem de algo… ja tem conterraneos por essas bandas rsrs abraços
    Raquel e Anercio

  8. 8 Casão abril 15, 2010 às 7:46 pm

    Olhaí, que legal!!! É sempre bom saber que tem cearense por aí. Estamos pretendendo ficar em Vancouver, mas se formos a Montreal não se preocupe que vamos “aperrear” vocês, rsrsrs.

    Abração!

  9. 9 Sandro abril 25, 2010 às 12:27 am

    Com a etapa dos exames medicos vencida falta bem pouco para o tao esperado visto ser colado no passaporte.

    Fiquei feliz em saber que em breve a vizinhanca aqui em Vancouver vai aumentar.

    Abraco

  10. 10 Casão abril 26, 2010 às 6:11 pm

    Valeu Sandro! Se Deus quiser muito em breve poderemos ser vizinhos mesmo. rs

    Abração.

  11. 11 Alesson abril 30, 2010 às 9:50 pm

    Hey,
    Então, desculpa a pergunta, talvez tenha a resposta nos posts anteriores, mas pq o exame vai pra Trinidad???
    Boa Sorte a todos…

  12. 12 Casão maio 2, 2010 às 3:31 am

    Boa pergunta. Também não sei o porquê. Mas só sei que os exames são analisados lá.

  13. 13 Temperatura Máxima no Canadá maio 2, 2010 às 6:59 pm

    Sempre me divirto com seus posts…hahaha Adoro!!!

    Parabéns por mais essa etapa vencida…. e que venha o pedido dos passaportes!!!!

    Boa sorte
    Rosi

  14. 14 Alesson Ferreira maio 5, 2010 às 6:12 am

    Opa, eu de novo, tb sou do ceará. \o/.
    Gostaria de saber qual a sua area?
    é que to no 1 semestre de administração(vou juntar dinheiro até eu terminar o curso), e quando terminar to com bastante vontade de imigrar, você tem informação de quando ta ganhando um recem formado na minha area?

    Grato pela atenção.
    Aguardo respostas…

  15. 15 Paulo Miranda maio 10, 2010 às 12:50 am

    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo seu blog, esta realmente bem legal.
    Eu e minha esposa estamos com o processo Federal, e somos de fev/2008 mas ate agora soh nos pediram a atualizacao dos antecedentes criminais, que enviamos em 20/04.
    Gostaria de saber se voce jah tem alguma novidade apos o envio dos exames medicos apenas como base de tempo de espera para controlar nossa ansiedade rssss….voce deve saber do que estou falando rss.
    A proposito, tambem sofro de asma e tenho um certo receio com relacao ao exame medico. Pode me passar um feedback?

    Abraco e boa sorte,

    Paulo Miranda

  16. 16 Casão maio 11, 2010 às 3:04 am

    Oi Paulo, obrigado pelo elogio. O blog poderia até ser melhor se eu o atualizasse com mais frequência, rs.
    Bom, nós recebemos o pedido de atualização de documentos e o de exames médicos na mesma carta. Primeiro fizemos os exames e só uns 40 dias depois (no limite máximo dado pelo consulado, rs) é que mandamos os documentos. Até já fiz um post sobre isso, mas ainda não “publiquei”.
    Até agora não tivemos mais notícias do consulado. Achei que fosse ser rápido o pedido de passaportes, mas até agora nada. Já tô até preocupado.
    Quanto ao exame, não tive problemas. Falei sobre o remédio de controle (Alvesco) que há muitos anos uso e que por isso desde 2000 não tive mais nenhuma crise. O doutor Dirk então anotou tudo isso lá no formulário. O exame no geral é bem tranquilo, mas o médico (como falei no post) é profissional e ponto final. Num tem gracinha, nem piadinhas sobre frio no Canadá ou coisa assim, rs.

    Acho que é isso, se precisar de mais alguma informação é só escrever aí.
    Abração e boa sorte também.
    Casão.

  17. 17 Casão maio 11, 2010 às 3:40 am

    Oi Alesson,

    sou publicitário portanto não saberia informar sobre salário na sua área. Aliás, isso é muito difícil de saber porque varia de cidade, empresa, área e o próprio profissional. Então é tudo muito relativo.

    Qualquer outra informação, é só falar.
    Abração e boa sorte.
    Casão.

  18. 18 Henrique julho 22, 2010 às 6:57 am

    quantos dias os documentos demoram para retornar ao brasil após chegar em trinidad e tobago??

  19. 19 Casão julho 22, 2010 às 10:57 pm

    Henrique,

    acredito que em vez de “documentos” você quis dizer “exames”. Assim, como disse no post, os exames estavam previstos para chegar em Trinidad no dia 08/04. A carta do Consulado, solicitando os passaportes, saiu de lá no dia 10/05.

    Portanto, não dá pra saber exatamente quando os exames médicos chegaram no Brasil depois de TT. Mas pela data de solicitação dos passaportes, é só ter em mente o seguinte: depois que os exames chegam em TT, vai levar cerca de 1 mês pra pedirem o passaporte. E no fim das contas isso é o que mais importa né?

    Abração e qualquer dúvida é só falar.


  1. 1 Documentos enviados e passaportes solicitados. « Suando Frio Trackback em maio 24, 2010 às 5:11 pm

Deixe um comentário

Canadian life

Quem somos

Tiquinho

Casal cearense com um filho daschund rumo ao Canadá, em busca de mais segurança, qualidade de vida e esquilos pra perseguir. :D

Siga Suando Frio via Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


