Senhor, o final da fila é lá na frente.

Alô? lô, lô, lô… (é o som do eco com tanta gente que ainda tem por aqui, rs)

Bom, acabei de ler um post muito bom do Daniel lá do Cravo e Canela. Mas  também muito desanimador. O resumo da ópera é que, como diria o Chatão Bueno, a coisa tá feia pra seleção brasileira.

Como todo mundo sabe, quem deu entrada no processo a partir de 27 de fevereiro de 2008 está sujeito às novas regras. No meu caso, foi por pouco porque demos entrada no final de janeiro. Antes de ler o post do Daniel, eu tinha a seguinte hipótese.

A imigração agora ficou restrita àquelas 30 profissões. Os que deram entrada depois do dia 27/02 e não se enquadram terão seus processos (e dinheiro) devolvidos. Passado esse período de “desculpa aí, o sonho acabou, taqui o seu dinheiro”, eles teriam mais agilidade para trabalhar nos processos que restaram. Mas, depois de ler o post do Daniel, num tô mais tão esperançoso assim. O link da notícia lá diz que as novas regras vão priorizar os novos processos (cujos aplicantes, teoricamente são mais necessários ao Canadá). Em outras palavras, de uma forma ridiculamente simplória é como estar na fila do cinema há horas, com ingresso na mão e um funcionário chegar e dizer: quem acabou de chegar pode ir lá pra frente.

Entendo que o Canadá deva priorizar as profissões mais necessárias, mas acho que seria preciso um tempo de transição pra que as novas regras tivessem efeito. Quero dizer, não é justo furar a fila. Na verdade, é uma tremenda falta de respeito. No Brasil, o tempo médio do processo era, se não me engano, de 16 meses. O que já é tempo pra caramba. Agora, imagine em países em que a espera pode chegar a alguns anos… é muita sacanagem.

Eu já estava com uma baita falta de interesse, tanto que já se passaram os 4 meses para enviar a documentação e ainda não mandei (acho que isso deve ser algum tipo de recorde). Como escapei (pelo menos em tese) das novas regras, vou pelo menos enviar e esquecer que estou no processo. Esquecer de forma sensata, claro. Mas continuar tocando a vida, deixando de adiar os móveis do apartamento, por exemplo, e voltar a trabalhar com mais vontade, já que o Canadá agora parece ainda mais distante. Acho que é a única maneira de não se frustrar. Ou melhor, de não se frustrar mais ainda.

É isso. Até a próxima.

Casão

Anúncios

7 Responses to “Senhor, o final da fila é lá na frente.”


  1. 1 Rosimeiri dezembro 11, 2008 às 10:21 am

    Olá,

    Acompanho o seu e mais alguns blogs sobre imigração há um tempo… Eu faço parte da categoria dos aplicantes do “depois de 11 de setembro”…hahaha ou melhor, depois de 27 de fevereiro. Quero deixar aqui a minha opinião. Acredito que muito desse blá, blá, blá que vem acontecendo é pura especulação, o CIC deixa muito claro a informação de que os processos anterios a 27/02 serão analisados como vinham sendo anteriormente, lá tb informa que se a pessoa achar que o novo processo é melhor pra ela, do que o outro, ela pode cancelar o anterior e dar entrada novamente. O problema da demora atual é que no momento, eles ainda estão aparando as arrestas dessas novas leis. Veja que eles até estão enviando cartas para que as pessoas confirmem seu interesse. Isso é uma maneira de não perder tempo com aqueles que desistirão no futuro.

    Para se ter uma idéia da preocupação deles com prazos, os formulários enviados depois do dia 27/02 (o meu inclusive) não tiveram seu processo aberto ainda, só estão registrados. Nesse momento, ninguém que enviou depois do “11 de setembro” está na frente de ninguém. Já que nem processo aberto tem…

    Pode ser que meu processo até demore, realmente, 1 ano para ser processado, mas do que adiantará isso se eles demorarem 2 anos para abrirem meu processo (fala sério!)

    Por isso eu não acredito que o pessoal do “antes” vai ser tão afetado como pintam por aí…

    O momento deve ser de calma. É compreensível que estajamos ansiosos pelo resultado do processo, mas não é verdade que o CIC informa que o processo pode durar até 6 anos? então, o que vier antes disso é lucro…rs

    Enquanto isso, para não ficarmos tão tristes, vamos aproveitando o sol brasileiro…

    Um abraço,

    Rosimeiri

  2. 2 Daniel dezembro 11, 2008 às 12:34 pm

    E aí Casão, tudo bom?

    Em minha passada diária pelos blogs, li tanto o do Daniel do C&C quanto o seu e concordo com vcs. Quanto à prioridade aos mais novos, por mais que nos revolte e nos afete diretamente, precisamos lembrar que o objetivo do processo não é fazer caridade, mas sim suprir uma deficiência de mão de obra deles. Não estou defendendo! Tb sou afetado, só estou tentando me conformar, heheh. Acredito que eles realmente priorizem os novos, mas precisamos lembrar que o processo tem várias fases e não é pq eles estão priorizando os novos que eles vão paralizar a fila antiga… Eles não pediram nem os documentos desse povo que entrou à partir de 27/02, tem muito o que acontecer ainda. acredito q as filas andarão juntas. Por exemplo, já estou com 19 meses de processo e aguardando ansiosamente meu pedido de exames. por mais que priorizem a outra fila, provavelmente meu processo terminar antes de qq outro da nova fila. Temos que lembrar que é interesse dele acabar com o backlog. Eles precisam se livrar da gente, heheh. Tenha paciência, continue seguindo com sua vida que uma hora sai!

    Um abraço.

  3. 3 Mariana dezembro 11, 2008 às 5:36 pm

    Oi Casão,

    Tudo jóia? Isso é muito desanimador… principalmente pra quem está no primeiro lugar da fila, como é meu caso.

    Continuo esperando. Fazer o que?

    Abraço,
    Mariana

  4. 4 marilena dezembro 13, 2008 às 7:27 pm

    Olá Casão,

    eu acho que vc não deve mesmo parar sua vida por causa do processo e acho que o Canadá tem o direito de escolher quem ele quer como imigrante. Mas acho que eles não vão priorizar os novos processos e abandonar os antigos.
    Pelo que tenho visto, os processos que iniciaram depois de 27 de fevereiro estão totalmente parados, ninguem recebeu pedido de documentos até agora. Mas tem muita gente recebendo o pedido de exames médicos (eu inclusive, e a profissão do meu marido não faz parte da lista das 38). E todo mundo que entrou com o processo antes de 27 de fevereiro já recebeu o pedido de documentos. Pra meu otimismo incontrolável é um indício forte de que o consulado quer terminar os processos “antigos” antes de começar mexer com os novos.
    Outra coisa que observei foi que eles mais ou menos estão seguindo a ordem em que os documentos foram enviados; pelo menos todo mundo que recebeu pedido de exames médicos mandou os doctos antes de mim.
    O fato é que nós não sabemos nada e o jeito é esperar e torcer para que as coisas se acertem da melhor forma possivel. Mande seus doctos, compre os moveis, trabalhe com vontade e espere; não tem outro jeito.

    Vc acredita que eu comprei uma bicicleta nova pra minha filha e quando cheguei da loja o envelope com o pedido de exames havia chegado??? Estas coisas vão acontecer e temos que aprender lidar com isso. Agora vou faze-la andar de bicicleta todo dia pra compensar.

    um abraço,
    Marilena

    PS: eu cheguei a estas conclusões no timelines do ultranol (http://www.blur.com.br/blog/timelines/timelines.asp) ou seja, não tem grande valor estatístico.

  5. 5 casao dezembro 15, 2008 às 9:49 pm

    Oi Marilena. Faz muito sentido isso que você falou. Tomara que esteja certa. E o que temos a fazer é isso mesmo, tocar a vida como deve ser tocada mas sem exageros. Pra que a mudança seja menos complicada quando o passaporte canadense chegar. Abração e tudo de bom!!

  6. 6 temperatura máxima janeiro 11, 2009 às 6:58 pm

    Olá, tudo bem?

    Somos novos no pedaço (temepratura máxima no canadá), estamos pesquisando e conhecendo o pessoal que tb pretende ir para o Canadá… Estamos na torcida para que vcs consigam logo alcançar esse sonho…

    Abraço,

    Rosi & Edú

  7. 7 casao janeiro 11, 2009 às 7:12 pm

    Oi, tudo bem. Sejam bem vindos ao bonde do Canadá, hehehe. Qualquer dúvida, é só dizer.
    Abração!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Canadian life

Quem somos

Tiquinho

Casal cearense com um filho daschund rumo ao Canadá, em busca de mais segurança, qualidade de vida e esquilos pra perseguir. :D

Siga Suando Frio via Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: